Lista

Professores

Professor

Lista de Professores

Professor (BRASIL)

William Pereira


William Pereira (São Paulo, 1962) é diretor, cenógrafo e figurinista, destacado representante da vanguarda teatral dos anos 1980 e fundador do grupo Barca de Dionisos. Formado pela ECA/USP, inicia sua carreira dirigindo "Leonce e Lena", de Georg Büchner, em 1987. O espetáculo chama a atenção pelo seu caráter inovador. Em 1989, dirige "Uma Relação Tão Delicada", com Irene Ravache e Regina Braga, e adapta "O Burguês Fidalgo", de Molière, em encenação polêmica.
É diretor de ópera, tendo realizado estágio em direção operística na English National Opera e Royal Opera House, em Londres, entre 1992 e 1993. Suas principais encenações: "Pedro Malazartes" de C. Guarnieri, "Colombo" de Carlos Gomes, "Olga" de J. Antunes (estreia mundial), "O Morcego" de J. Strauss e "I Pagliacci" de Leoncavallo no Theatro Municipal de São Paulo; "Os Pescadores de Pérolas" de Bizet no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; "Madama Butterfly" de Puccini, "Le Nozze di Figaro" de Mozart, "Romeo et Juliette" de Gounod, "Le Dialogue des Carmèlites" de Poulenc, "I Puritani" de Bellini, "As Aventuras da Raposa Astuta" de Janá?ek (estreia nacional) e "Onheama e Kawa Ijen – O Vulcão Azul" de J.G. Ripper (estreia mundial) no Teatro Amazonas, em Manaus; "Il Guarany" de Carlos Gomes no Theatro da Paz, em Belém; "A Tempestade" de Ronaldo Miranda (estreia mundial), "Gianni Schicchi" de Puccini, "Il Barbieri di Siviglia" de Rossini, "A Viúva Alegre" de Franz Lehár, "O Anão" de Zemlinsky, "Arlecchino e Pulcinella" de Busoni/Stravinsky e "Alcina" de Haendel no Theatro São Pedro, em São Paulo; "O Messias" de Haendel e "A Menina das Nuvens" de Villa-Lobos no Palácio das Artes, em Belo Horizonte; "Carmen" de Bizet e "Olga" de Jorge Antunes no III Festival de Ópera de Brasília; e "A Viúva Alegre" de Franz Lehár e "Orfeu e Eurídice" de C.W. Gluck no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
Ao longo dos anos 1990, Pereira dirige peças notáveis como "Elsinore" (1990), inspirada em "Hamlet"; "Senhorita Julia" (1991); "A Chunga" (1995), de Mario Vargas Llosa, e "Sinfonia de uma Noite Inquieta" (1997), baseada em Fernando Pessoa, que participa do Festival de Teatro de Berlim. Em 1998, monta "A Casa de Bernarda Alba", de García Lorca, e em 1999, "A Fábula de um Cozinheiro", de Sam Shepard. Nos anos 2000, dirige "O Canto dos Cisnes" e encena peças como "Nossa Vida em Família" (2001), parte do projeto de popularização teatral em São Paulo, e "Romeu e Julieta" (2002). Atua também na ópera, dirigindo "Pedro Malazartes" (1994), "Madama Butterfly" (1999) e "As Bodas de Fígaro" (2000).
Atualmente, William é apontado como um dos maiores e mais atuantes diretores de teatro e ópera no Brasil.