Ir para conteúdo
FCC

Professor (Uruguai)

Milton Masciadri

Milton Masciadri faz parte de uma terceira geração de contrabaixista. Nasceu em Montevidéu e iniciou seus estudos com seu pai. Fez seu mestrado e doutorado sob orientação de Gary Karr, Julius Levine e Lawrence Wolfe.

Além de ser Professor de Contrabaixo da Escola de Música Hugh Hodgson na Universidade da Geórgia, Masciadri também é coordenador do Programa Internacional e de Estudos no Exterior da Escola Hodgson onde dirige anualmente o Simpósio Internacional de Contrabaixos.

Em 2009, Masciadri recebeu o título de “Distinguished University Professor” da Universidade da Geórgia, também possui o título de "Accademico" da Accademia Filarmonica em Bolonha – Itália. Foi premiado com a Medalha de Honra do Brasil para conquistas acadêmicas por seus serviços musicais e educacionais. Faz parte do "International Who's Who in Music", em 1998 foi designado Artista da UNESCO para a Paz, em 2011 recebeu o Knighthood honra da designação de Cavaglieri di San Marco em Veneza.

Masciadri lecionou em instituições musicais como The Juilliard School, Manhattan School of Music, Conservatório de Paris, Guildhall School of Music em Londres, Conservatório de Moscou, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conservatório Nacional de Buenos Aires e Conservatório de Milão, entre muitos outras instituições. Ensina em vários festivais internacionais de música e convenções de contrabaixo nos Estados Unidos, América do Sul e Europa. Suas gravações individuais foram lançadas nos selos DMR, Sinfonica, ACA & Fondazione.

Como intérprete, Masciadri tocou música de câmara e duetos com artistas como George Bolet, Robert Mc Duffie, Aldo Parisot, Sidney Harth, Gary Karr e Francesco Petracchi.

Apresentou como solista em teatros como: Lincoln Center,  Ópera de Veneza, Teatro Colón em Buenos Aires,  Ópera Castro Alves em Salvador  e  Teatro Municipal de São Paulo Paulo. Recitalista e solista freqüente com grandes orquestras sinfônicas na Europa, Ásia, América do Norte, América Central e América do Sul.

O entusiasmo de Masciadri por ampliar o repertório do contrabaixo levou-o a publicar e estrear obras de muitos compositores americanos e sul-americanos contemporâneos, incluindo trabalhos encomendados a ele por instituições como UNESCO e Funarte, além de realizar contribuições com numerosas transcrições e arranjos. Masciadri toca em um contrabaixo Testore de 320 anos.