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Professor (Brasil)

Matheus Prust

Matheus Prust tem se dedicado à prática e difusão de repertórios dos séculos XVII a XIX. É graduado em música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Estudou violino barroco sob orientação de Benjamin Chernier e Amandine Beyer na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto (Portugal). Especializou-se na interpretação do repertório do classicismo e início do século XIX com Rebecca Huber (Haia). É mestre e doutorando em Musicologia Histórica pela UFPR. Professor da Universidade Estadual do

Paraná, leciona e orienta investigações nas áreas de documentação e acervos e história da música no sul do Brasil. É o idealizador e curador do projeto Música Antiga na Capela da Glória. Em Santa Catarina, é diretor geral das “Oficinas de Música da região do Contestado”. Junto aos programas de pós-graduação em Música da UFPR, UNESPAR, ICAC e Oficina de Música de Curitiba, é coordenador geral dos “Simpósios Brasileiros de Musicologia”. Em 2017 fundou o ensemble Música Barroca Curitiba. Em 2023 será lançado o disco “Faces do Brasil Imperial”, sob sua direção. Junto ao “Americantiga Ensemble” e Ricardo Bernardes, tem participado do resgate e difusão do repertório colonial do Brasil Meridional, com eventos realizados no Brasil e Portugal (Lisboa, Porto, Vila Real/Fundação Casa de Mateus). Fundador e regente da Orquestra de Câmara de Canoinhas. Regente do LAMUSA – Laboratório de Música Antiga da UFPR. Membro da Academia de Letras do Brasil. Dentre os nomes com quem colaborou, destacam-se os violinistas Monica Hugget, Amandine Beyer, Enrico Onofri e Rodolfo Richter, e os cravistas Douglas Amrine, Fernando Cordella, Ricardo Bernardes e Salvatore Pronestì. Recebeu a dedicatória de obras contemporâneas para violino barroco. É autor de “Poesia em Tempos de Guerra: O Contestado e a Literatura” e “Como vai o Coro? Sempre Azul? Coral Santa Cecília da Paróquia Santa Cruz de Canoinhas.