Ir para conteúdo
FCC

Professor (Inglaterra)

James Johnstone

Estudou órgão e cravo com Jill Severs em Londres e Ton Koopman, em Haia. Durante  20 anos, tem sido ativo como continuista na cena de música antiga do Reino Unido, tocando com todos os grandes conjuntos como o Gabrieli Consort com o qual tocou centenas de concertos e realizou 22 gravações. Apresentou-se com a Orquestra Sinfônica de Boston sob regência de Bernard Haitink, Royal Philharmonia com Pinchas Zuckemann, European Community Chamber Orchestra com Yehudi Menuhin.

Atualmente seus interesses estão focados em recitais, música de câmara e de ensino. Como recitalista, tem se apresentado por todo o Reino Unido, bem como na Holanda, Alemanha, Suíça, Bélgica, Polônia, Dinamarca, Islândia, Espanha, Israel, Colômbia e, mais recentemente, nos EUA. Gravou seis discos  solo aclamado por unanimidade com obras de Blow, Gibbons, Pasquini, Cornet, os Virginalistas Isabelinos e um recital de Bach no órgão Waalse Kerk, em Amesterdam.

A música de câmara tem sido sempre de primordial importância para James. É membro do núcleo Florilegium desde 2001 (10 discos e turnês na Europa e nas Américas), e toca regularmente com o Trinity Baroque, I Furiosi (Toronto), Harmonie Universelle (Köln), London Baroque e La Serenissima.

James é professor na Guildhall School of Music and Drama e no Trinity College of Music, e tem dado masterclasses na Europa e nos Estados Unidos.