Professor (Uruguai)
Cecília Siqueira
Nasceu em Paysandu, Uruguai, no ano de 1982. Veio de uma família de músicos importantes. Seus pais, professores de violão, Julio Siqueira e Raquel Franco, a encaminharam para o mundo da música ainda pequena, e aos 15 anos de idade já conquistava o primeiro prêmio em um concurso nacional de violão.
Realizou seus primeiros estudos em Paysandu, com o professor Hugo Acosta. No curso superior, em Montevidéu, estudou com o professor Cesar Amaro e recebeu ainda orientações de Abel Carlevaro, um dos maiores nomes da literatura violonística do século XX. Logo começou a se apresentar em várias salas de concertos do Uruguai e a aparecer com frequência em canais de TV, o que a fez bem conhecida em seu país.
Em 2001, conquistou o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Violão Pro-Música/SESC em Caxias do Sul (RS) e lançou o álbum solo “Lo que Vendra” na Alemanha, com repertório variado, de Bach a Augustin Barrios. Como consequência iniciou uma prolífera carreira internacional, viajando pela América do Sul, Europa e Estados Unidos. Apresentou-se, entre outros lugares, no aclamado Royal Festival Hall em Londres.
Mudou-se para São Paulo em 2003, onde recebeu orientação do professor e violonista Henrique Pinto e, assim, iniciou o seu trabalho em duo com Fernando de Lima. Com o duo de violões gravou três álbuns e já se apresentou em mais de 20 países, destacando os concertos em Moscou, São Petersburgo, Varsóvia, Kiev, Sarajevo, Paris, Milão, Luxemburgo, Bruxelas, Dublin, Madri, Pretória, Luanda, Dallas, Miami, Las Vegas, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Montevidéu e Assunção.
É frequentemente convidada a ministrar masterclasses e workshops em diversas universidades dos Estados Unidos e Europa, como Brazilian Music Institute – University of Florida (Gainesville – Flórida), SMU Meadows School of Arts (Fort Worth-Texas) e Conservatorio Royal de Liege (Liege – Bélgica). Já foi convidada a fazer parte do corpo de jurados do programa “Pré-estreia” da TV Cultura.