Professor (Brasil)
Alfredo Del-Penho
Músico, professor, arranjador, ator, compositor e pesquisador. Em de 20 anos de carreira, tem mais de 10 discos lançados na área da Música Popular Brasileira como produtor ou intérprete. Um dos artistas mais atuantes de sua geração, foi indicado ao Grammy Latino em 2022, foi agraciado duas vezes com o Prêmio da Música Brasileira, o mais importante do gênero no Brasil, e recebeu cerca de 10 prêmios por seu trabalho como diretor musical e compositor de trilhas originais, entre eles os prêmios Shell, Cesgranrio, Bibi Ferreira, APTR e Reverência. Trabalhou como pesquisador em diversos projetos, entre eles foi consultor sênior e pesquisador no projeto Novo Museu da Imagem ao lado de Ruy Castro e outros notáveis estudiosos da música brasileira.
Professor capacitado em canto, participa regularmente de seminários e festivais apresentando sua pesquisa sobre o canto sincopado no Brasil e sobre a relação música e teatro originais. Entre muitas, destacam-se suas palestras na Jornada Fazer Pensar Brasil, parceria do Instituto Brincante de Antonio Nóbrega com professores da UFRJ e Universidade de Princeton, e a palestra no Vox Mundi, em seminário associado a UNICAMP.
É fundador, integrante e diretor musical da Barca dos Corações Partidos, companhia que busca em projetos autorais aprofundar a pesquisa sobre o teatro musical brasileiro, e que em 10 anos de existência já acumula mais de 500 mil espectadores, inúmeras críticas positivas e indicações a prêmios. Por seu trabalho de atuação já recebeu indicações aos prêmios Cesgranrio e APTR nas categorias de melhor ator em musicais e ator coadjuvante. É julgador de samba de enredo no carnaval do grupo especial do Rio de Janeiro desde 2016 e desenvolve ampla pesquisa sobre o samba e o canto popular.