III Simpósio Brasileiro de Musicologia
Música
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
30/06 (sexta-feira)
Local: Teatro Cleon Jacques – Memorial Paranista – Parque São Lourenço
18h30 às 19h30 - Conferência de Abertura: Memória musical e presença das cantoras portuguesas nas revistas de rádio na primeira metade do século XX.
Ministrante: Márcia Ramos de Oliveira (UDESC)
Mediação: André Egg (UNESPAR)
EMENTA: Esta comunicação ocupa-se em apresentar parte da pesquisa tematizada pela presença das cantoras portuguesas na cena e nas emissoras da radiodifusão no Brasil na primeira metade do século XX. Tem como referência documental as edições das revistas de rádio digitalizadas e existentes no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. A proposta da pesquisa e esta breve amostragem pretende abordar diferentes aspectos relacionados a presença destas mulheres na cena artístico-musical, a exemplo das questões migratórias e da participação feminina na história da música, a partir de reflexões sobre estudos de gênero e relações interseccionais. A investigação desenvolveu-se a partir das Revistas Radio, Electron, Carioca, Pranóve, e do Rádio.
30/06 (sexta-feira)
Local: Teatro Cleon Jacques – Memorial Paranista – Parque São Lourenço
19h30 às 20h30 - Concerto de Abertura: O Olho da Rua: Música nos 170 anos do Paraná, com Marília Giller (piano), Matheus Prust (violino), Tiago Portella Otto (comentários)
EMENTA: Apresenta composições de compositores(as) paranaenses impressas na revista “Olho da Rua”, periódico publicado em Curitiba entre 1907 a 1911. São Polcas, valsas e habaneras de autoria de Luiz da Silva Bastos, Benedito Nicolau dos Santos, Eugênio do Rozario, Jorge Holzmann, J. U. A. Rocha. Destaca-se a presença de três compositoras Clotilde Pereira, Anna Julieta Gomes, Amélia Carvalho.
01/07 e 02/07 (sábado e domingo)
Local: Cine Passeio
14h30 às 17h – Minicurso: Música Setecentista no Brasil
Ministrante: Harry Crowl (UFPR)
EMENTA: A música no Brasil trazida pelos colonizadores portugueses a partir do Séc. XVI. A relação da música com a Igreja Católica no estado português e suas semelhanças com a América Espanhola. A descoberta do ouro, a expansão urbana e a sedimentação da música do classicismo europeu no Brasil, a partir da segunda metade do Séc. XVIII. A produção musical portuguesa possibilitada pelo ouro do Brasil, nas cortes de D. João V e D. José I. Os centros com a maior concentração da produção musical. Os raros e tardios exemplos de música profana e instrumental, já nas primeiras décadas do Séc. XIX. A chegada da Corte Portuguesa ao Rio de janeiro, em 1808 e suas consequências para a vida musical da cidade.
03/07 (segunda-feira)
Local: Escola de Patrimônio & Liceu de Artes – Rua Kellers, 63 São Francisco
09h às 10h30 – Simpósio Temático: Musicologias das Implicações Sociais
Mediação: Marília Giller (UNESPAR)
03/07 (segunda-feira)
Local: Escola de Patrimônio & Liceu de Artes – Rua Kellers, 63 São Francisco
11h às 12h – Palestra: O Stylus Phantasticus no repertorio para instrumentos antigos de cordas dedilhadas
Ministrante: Roger Burmester (UdeM)
Mediação: Fábio Scarduelli (UNESPAR)
EMENTA: A palestra tem como objetivo a apresentação de resultados advindos da investigação “O Stylus phantasticus no repertório para cordas dedilhadas dos séculos XVII e XVIII” (UdeM, tese doutoral, 2014). Através de exemplos musicais selecionados do repertório específico para esses instrumentos, será demonstrado como o estilo improvisatório que ficou conhecido no séc. XVII como stylus phantasticus foi realizado por músicos e compositores da época. Serão apresentados e analisados os conceitos e descrições que teóricos do século XVII e XVIII produziram sobre esse estilo de composição, e verificado de que forma podemos identificá-los no repertório proposto. O reconhecimento das características desse estilo e do objetivo expressivo pretendido pelos compositores, enriquece o imaginário sonoro do intérprete e traz elementos importantes para a tomada de decisões interpretativas.
03/07 (segunda-feira)
Local: Escola de Patrimônio & Liceu de Artes – Rua Kellers, 63 São Francisco
13h30 às 15h – Palestra: Formação docente em música como um campo em estudo
Ministrante: Teresa Mateiro (UDESC)
Mediação: Viviane Kubo (UFPR)
EMENTA: Falar em formação de professores, em geral, significa falar de professores em formação acadêmico-profissional ou em exercício para e na educação básica. Essa formação exige cooperação interdisciplinar, principalmente, entre pedagogia e música. Aspectos relacionados a outras disciplinas - filosófico, sociológico, histórico, psicológico e musicológico, encontram-se entrelaçados nessa formação. As tradicionais perguntas que envolvem os processos para aprender a ensinar – o quê, como, para quem - conduzem à reflexão sobre os conhecimentos de base que caracterizam a profissão professor. Pesquisas podem revelar como temáticas interdisciplinares resultam das respectivas disciplinas das ciências humanas, sociais e culturais, tendo a música como foco central.
03/07 (segunda-feira)
Local: Escola de Patrimônio & Liceu de Artes – Rua Kellers, 63 São Francisco
15h30 às 17h – Mesa Redonda: Historiografia da música no Paraná 1850-1950
Ministrante: Marília Giller (UNESPAR) e Tiago Portella Otto (UFRJ)
Mediação: Elisabeth Seraphim Prosser (UNESPAR)
EMENTA: A mesa discutirá aspectos da pesquisa em acervos, bibliografias, arquivos e imprensa periódica acerca da música produzida no Paraná entre 1850 e 1950. Os dados apresentados durante o debate identificam uma trama de agentes sociais e culturais, produtores de música, com ampla atuação artística a níveis regional, nacional e mundial. Fatores como a presença de mulheres, os gêneros musicais locais, a fonografia, a produção de partituras, a iconografia e a radiodifusão no Paraná serão destacados. As recentes pesquisas somadas às documentações localizadas em Curitiba corroboram para o desenvolvimento de uma historiografia musical que contempla diversas localidades do estado paranaense.
04/07 (terça-feira)
Local: Escola de Patrimônio & Liceu de Artes – Rua Kellers, 63 São Francisco
09h30 às 12h – Minicurso: O Centro de Documentação Musical da UFPel: abordagens multidisciplinares para as ciências musicais
Ministrante: Guilherme Goldberg (UFPel)
EMENTA: Criado em 2001, o Centro de Documentação Musical da UFPel, originalmente destinado à pesquisa, ensino e extensão destinadas à preservação da memória do Conservatório de Música de Pelotas, à partir de 2008, com a criação do Bacharelado em Ciências Musicais, amplia seu foco, constituindo-se em espaço multidisciplinar de ensino-aprendizagem, teórico e prático, destinado aos alunos dos cursos de Bacharelado em Música da UFPel, especialmente do Ciências Musicais. Ao guardar uma ampla diversidade de documentos de interesse musicológico, a possibilidade das abordagens multidisciplinares mostra-se como uma realidade. A apresentação dessa potencialidade é o objetivo deste minicurso.
04/07 (terça-feira)
Local: Escola de Patrimônio & Liceu de Artes – Rua Kellers, 63 São Francisco
13h30 às 15h – Simpósio Temático: Musicologias dos Processos Criativos
Mediação: Indioney Rodrigues (UFPR)
EMENTA: Em breve...
04/07 (terça-feira)
Local: Escola de Patrimônio & Liceu de Artes – Rua Kellers, 63 São Francisco
15h30 às 17h – Palestra: Musicologia Histórica: algumas entidades civis musicais do PR, século XX
Ministrante: Álvaro Carlini (UFPR)
Mediação: Indioney Rodrigues (UFPR)
EMENTA: Nesta palestra propõe-se a abordagem crítica de teor histórico-musicológico referente a duas instituições civis musicais atuantes em Curitiba-Paraná na segunda metade do século XX: a SCABI (Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê) e a JMB-8. Região PR/SC (Juventude Musical Brasileira 8.Região: Paraná e Santa Catarina). Ambas as entidades patrocinaram eventos musicais de grande qualidade, favorecendo a vinda para a capital paranaense de músicos estrangeiros e brasileiros, possibilitando assim o incremento da cultura musical na cidade. A SCABI e a JMB-8.Região PR/SC foram presididas ao longo de suas existências majoritariamente por Fernando Correa de Azevedo (1913-1975), irmão mais novo do renomado musicólogo Luiz Heitor Correa de Azevedo. No aprofundamento dessas considerações, utilizou de referenciais teóricos desenvolvidos por Norbert Elias, Michael Foucault e Magnus Pereira.
05/07 (quarta-feira)
Local: Escola de Patrimônio & Liceu de Artes – Rua Kellers, 63 São Francisco
10h30 às 12h – Simpósio Temático: Musicologias das implicações Sociais
Mediação: André Egg (UNESPAR)
EMENTA: Nesta palestra propõe-se a abordagem crítica de teor histórico-musicológico referente a duas instituições civis musicais atuantes em Curitiba-Paraná na segunda metade do século XX: a SCABI (Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê) e a JMB-8.Região PR/SC (Juventude Musical Brasileira 8.Região: Paraná e Santa Catarina). Ambas as entidades patrocinaram eventos musicais de grande qualidade, favorecendo a vinda para a capital paranaense de músicos estrangeiros e brasileiros, possibilitando assim o incremento da cultura musical na cidade. A SCABI e a JMB-8.Região PR/SC foram presididas ao longo de suas existências majoritariamente por Fernando Correa de Azevedo (1913-1975), irmão mais novo do renomado musicólogo Luiz Heitor Correa de Azevedo. No aprofundamento dessas considerações, utilizou de referenciais teóricos desenvolvidos por Norbert Elias, Michael Foucault e Magnus Pereira.
05/07 (quarta-feira)
Local: Escola de Patrimônio & Liceu de Artes – Rua Kellers, 63 São Francisco
13h30 às 15h – Mesa-redonda: Intersecções culturais e geográficas da música no Brasil
Ministrantes: Paulo Castagna (UNESP), Matheus Prust (UNESPAR)
Mediação: Guilherme Goldberg (UFPel)
EMENTA: Serão discutidas questões acerca das confluências e particularidades da música nas diferentes regiões do Brasil, entre os séculos XVII e XIX. Haverá o enfoque sobre a necessidade de salvaguarda e pesquisa de acervos para a construção do conhecimento da histórica da música a nível nacional e regional, bem como sobre o atual lugar do Brasil Meridional nas pesquisas musicológicas.
05/07 (quarta-feira)
Local: Cine Passeio - Rua Riachuelo nº 410
18h às 19h30 – Estreia de Documentário: A propósito de Harry
Ministrantes: Fernando Severo (UNESPAR)
EMENTA: Em breve...
06/07 (quinta-feira)
Local: Museu da Imagem e do Som PR - Rua Barão do Rio Branco nº 395
09h30 às 12h – Minicurso: Improvisação Livre
Ministrante: Indioney Rodrigues (UFPR)
EMENTA: O minicurso tem como objetivo explorar aspectos da improvisação livre em meio a práticas de improvisação instrumental e vocal em grupo, em diferentes formações, especialmente trios e duos, e também solo. A vivência tem por base as atividades desenvolvidas, ao longo dos últimos três anos, pelo Laboratório de Criação e Improvisação Musical (Deartes/UFPR), envolvendo a exploração de fórmulas de silêncio, técnicas instrumentais e vocais estendidas, fórmulas rítmicas aditivas, dinâmicas texturais e de invenção e transformação melódica, colagem e gesto, objetos sonoros, mobiles, e processos composicionais dialógicos, entre outros. Serão realizados vários ciclos de improvisação com os participantes, desenvolvidos livremente a partir de impulsos criativos diversos. O minicurso conta ainda com a participação especial de integrantes do NILI - Núcleo de Improvisação Livre, um projeto de pesquisa artística multidisciplinar e interartes, que envolve a prática e o estudo da obra aberta e da performance livre.
06/07 (quinta-feira)
Local: Escola de Patrimônio & Liceu de Artes – Rua Kellers, 63 São Francisco
15h30 às 17h – Lançamento de livro: Como vai o coro? Sempre azul? Coral Santa Cecília, da Paróquia Santa Cruz de Canoinhas, uma instituição centenária (Editora Planalto, 2023)
Ministrante: Matheus Prust (UNESPAR)
Mediação: Harry Crowl (UFPR)
EMENTA: O Coral Santa Cecília, Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Canoinhas (SC), é uma das mais antigas e perenes expressões culturais do Planalto Norte Catarinense. Fundado em 1913, apenas dois anos após a emancipação político-administrativa da antiga Vila de Santa Cruz de Canoinhas (1911), e um ano após a criação da Paróquia de Santa Cruz de Canoinhas (1912), segue em atividade ininterrupta até o presente. O volume “Como vai o coro? Sempre Azul” (Editora Planalto, 2023), com prefácio de Harry Crowl, reporta este histórico, focalizando a relação das atividades e enfoques do coral com o cenário nacional de prática musical religiosa (católica), bem como das instituições civis dedicadas à cultura ao longo do século XX e início do século XXI.
06/07 (quinta-feira)
Local: Capela dos Fundadores – Memorial de Curitiba
18h às 19h – Conferência de enceramento: Catálogo Crítico e Temático das Possíveis Composições Remanescentes de João de Deus de Castro Lobo (Vila Rica, 1794 – Mariana, 1832)
Ministrante: Paulo Castagna (UNESP)
EMENTA: A palestra apresentará os resultados gerais do processo de construção do Catálogo Crítico e Temático das Possíveis Composições Remanescentes de João de Deus de Castro Lobo (Vila Rica, 1794 – Mariana, 1832), especialmente em relação aos métodos adotados, que permitem aplicação em quaisquer outros casos, mas também em relação aos resultados obtidos, que revelam as limitações metodológicas (muitas vezes intransponíveis) no conhecimento da produção musical brasileira nos séculos XVIII e XIX, especialmente por relativizar as certezas ilusórias que, sobre o assunto, foram construídas ao longo do século XX, estabelecendo uma abordagem predominantemente voltada ao estudo de incertezas e de possibilidades.
06/07 (quinta-feira)
Local: Capela dos Fundadores – Memorial de Curitiba
19h30 às 20h30 – Concerto de encerramento: Peregrino: influências na história do Brasil Meridional, com Ilex Pro-Arte
Direção: Matheus Prust
EMENTA: Por ocasião dos 330 anos de Curitiba e dos 170 anos de emancipação do estado do Paraná, “Ilex Pro-Arte” propõe uma leitura das influências musicais presentes na região, ao longo dos séculos XVIII e XIX. Apesar dos documentos musicais locais não terem sobrevivido em abundância, o conhecimento da dinâmica musical no Brasil Meridional nos permite visitar repertórios que, certamente, bem representam as práticas musicais vivenciadas naquele contexto.
ATENÇÃO! Os inscritos no Simpósio terão direito a participação em qualquer evento citado na sua programação. Porém, considerando a capacidade máxima de ocupação da Escola de Patrimônio, onde serão ministradas as ações formativas, a organização do evento será responsável pelo controle e limitação de acesso ao local, sendo aceitos até 30 participantes por ação (curso, palestra, mesa-redonda), sendo respeitada a ordem de chegada ao local.
LEIA ATENTAMENTE O REGULAMENTO ANTES DE EFETUAR SUA INSCRIÇÃO: REGULAMENTO OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA - EDIÇÃO DE INVERNO 2023.
A INSCRIÇÃO EM CURSOS, PALESTRAS E WORKSHOPS DA OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA – EDIÇÃO DE INVERNO 2023 NÃO CONTEMPLA A EMISSÃO DE VOUCHERS PARA ACOMPANHAMENTO DA PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA DO EVENTO.
A INSCRIÇÃO DO ALUNO EM QUALQUER DOS CURSOS OFERTADOS NA OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA IMPLICA AUTOMATICAMENTE NA CIÊNCIA E ACEITAÇÃO INTEGRAL DO REGULAMENTO VIGENTE.