O curso terá ênfase no repertório solo e de música de câmara dos séculos XVI a XIX, e será destinado tanto aos músicos com experiência prévia em instrumentos de época como àqueles interessados na práxis da execução e interpretação da Música Antiga.
Todos os alunos inscritos no curso participarão também de alguma das práticas de conjunto (Música de Câmara, Orquestra Barroca ou Coro) a ser definido pelo professor no primeiro dia de aula.
Não há obrigatoriedade de ter o instrumento antigo.
Caberá ao professor definir, no primeiro dia de aula, se o aluno será ativo ou ouvinte.
Todos os alunos da categoria Música Antiga deverão se apresentar com seus respectivos instrumentos para tocar/cantar em uma conversa informal com alguns dos professores do curso no dia 6 de janeiro de 2014 às 09h
Todos os alunos deverão preparar e trazer ao menos 2 (duas) obras de música italiana barroca, assim como 2 (duas) obras de livre escolha para serem trabalhadas durante o curso.
Projeto Monteverdi (Orfeo): Os alunos de cravo e baixo contínuo interessados em participar desse projeto deverão, obrigatoriamente, estar inscritos em algum instrumento da fase de música antiga, e também se inscrever no curso Prática de Orquestra ou Prática de Música de Câmara.