Composição | Marcio Steuernagel
Composição
EMENTA: A Oficina de Composição destina-se a compositoras e compositores já iniciados na composição musical, preferencialmente em fase avançada de formação, que queiram aprimorar sua técnica e reflexão estética trabalhando com um ensemble residente especializado em música nova, sob a orientação de um professor e regente com formação e experiência internacional em música contemporânea, dentro de uma proposta artística que unifica e norteia o curso e o concerto de encerramento. Os alunos selecionados deverão criar e desenvolver obras inéditas (ou modificar obras já existentes) escritas para o Ensemble Móbile, nos meses anteriores ao curso, e finalizadas durante a Oficina de Música de Curitiba, de acordo com diretrizes específicas definidas na Proposta Artística.
Performers & Instrumentação
Fabrício Ribeiro | flautas (flauta, flauta piccolo, flauta alto, flauta baixo)
Eric Moreira | Violão
Shante Cabral | Violoncelo
Felipe de Almeida Ribeiro | Eletrônica fixa (tape)
ATENÇÃO: os alunos poderão ser ativos ou ouvintes. A decisão será exclusivamente do professor Márcio Steuernagel, podendo este inclusive selecionar menos Alunos Ativos do que o limite máximo de vagas. Para essa decisão todos os alunos deverão realizar o seguinte procedimento:
PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO:
ATENÇÃO: para o aluno se inscrever nesta Oficina deverá estar ciente da “PROPOSTA ARTÍSTICA” que está no anexo, pois tanto a inscrição como a proposta estão intrinsecamente ligadas.
1. No momento do cadastro (preenchimento das informações pessoais) no Portal Oficina de Música de Curitiba, acrescentar na área “Currículo”:
- Currículo
- Partitura de uma composição instrumental ou mista (instrumentos com vozes e/ou eletroacústica) de sua própria autoria, de livre escolha, em pdf. Em princípio, esta composição não é a mesma que será trabalhada na oficina, e não precisa ser para a mesma formação instrumental da oficina. O objetivo é demonstrar o nível técnico e artístico em que o compositor candidato se encontra, de forma geral.
- Documento com Ficha técnica da composição do item (b), informando: título, instrumentação, duração aproximada da obra, e informar se a obra já foi executada, ou se permanece inédita. Caso tenha sido executada, identificar também quando e onde foi executada, e quem foram os intérpretes. Pode-se ainda incluir informação adicional sobre a obra que se julgar relevante (este último item é opcional).
- Caso a obra tenha sido interpretada e gravada, o candidato pode, se desejar, incluir Gravação em vídeo ou áudio da obra de avaliação (composição do item a). Este item é opcional.
- Proposta/projeto de composição para a Oficina de Composição, na qual o compositor candidato articule as primeiras ideias da peça que pretende desenvolver para o Ensemble Móbile na oficina. Estas podem ser articuladas da forma que o compositor julgar mais adequadas, incluindo textos e/ou rascunhos de partituras, fragmentos, ou outros elementos musicais (editadas ou em manuscritos legíveis). Esta proposta/projeto deve necessariamente dialogar com as diretrizes expostas na Proposta Artística da Oficina, em anexo.
- Em casos excepcionais, obras pré-existentes poderão ser submetidas para serem trabalhadas e interpretadas na Oficina de Composição, desde que (i) se adequem à instrumentação e diretrizes elencadas na Proposta Artística, e (ii) o compositor ou compositora esteja disposto a modificar e/ou fragmentar a obra pré-existente para dialogar com a Proposta Artística da Oficina. Neste caso, se a obra tiver sido executada e gravada, pede-se também incluir um Gravação em vídeo ou áudio da obra proposta. Este item é opcional. Inscrições que visam apenas a interpretação de obra pré-existente serão recusadas. O ato de inscrição configura consentimento do/da compositor(a) para que se modifique sua obra, e que os colegas possam se apropriar de elementos técnicos e estéticos desta (vide “Proposta Artística”).
2. Os alunos que já realizaram o cadastro nos anos anteriores devem acessar sua conta no site da Oficina digitando seu login e senha (canto superior direito da página da Oficina), clicar em DADOS CADASTRAIS e anexar o endereço do canal do vídeo na área indicada no item anterior.
3. Depois de anexados os materiais solicitados acima, deve-se acessar o curso (menu CURSOS), e clicar em “INSCREVER-SE” (canto inferior direito da página). Somente o cadastro e a anexação do vídeo NÃO GARANTEM a inscrição no curso: deve-se clicar em “INSCREVER-SE”.
4. Não será possível realizar a inscrição sem a anexação dos itens obrigatórios elencados.
5. A inscrição deverá ser realizada, impreterivelmente, até o dia 30 de novembro de 2023.
6. A seleção será realizada pelos professores, a partir de critérios por eles definidos, e os selecionados serão classificados como “aluno ativo” ou “aluno ouvinte”.
7. O resultado será enviado para o e-mail cadastrado pelo aluno, e também será disponibilizado no quadro de avisos do site da Oficina de Música a partir do dia 08 de dezembro de 2023. Demais datas concernentes à Oficina de Composição estão identificadas na Proposta Artística (item: Cronograma).
8. O pagamento do curso deverá ser efetuado até o dia 15 de dezembro de 2023, exclusivamente pelo PAG SEGURO.
11. Alunos estrangeiros receberão um link para efetivação de pagamento por meio da plataforma PayPal. O link será enviado ao e-mail informado no cadastro do aluno em até 24 horas úteis após a divulgação do resultado de seleção. O valor do curso será cobrado na moeda local corrente no país de origem do aluno, sendo a conversão monetária realizada diretamente pelo referido sistema de pagamentos.
12. O não pagamento dentro do prazo estabelecido acarretará o cancelamento automático da inscrição no curso, sendo a vaga disponibilizada para novas inscrições.
LEIA ATENTAMENTE O REGULAMENTO ANTES DE EFETUAR SUA INSCRIÇÃO: REGULAMENTO 41ª OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA
A INSCRIÇÃO DO ALUNO EM QUALQUER DOS CURSOS OFERTADOS NA OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA IMPLICA AUTOMATICAMENTE NA CIÊNCIA E ACEITAÇÃO INTEGRAL DO REGULAMENTO VIGENTE.