Arranjo Instrumental | Paulo Aragão
Estruturação
EMENTA: O curso propõe o estudo do arranjo instrumental partindo da análise de trabalhos de grandes arranjadores brasileiros e do entendimento de como eles manejavam importantes parâmetros como forma, instrumentação e técnicas de escrita. O objetivo final é escrever um arranjo coletivo, para ser executado pelos próprios alunos ao final do curso.
Conteúdo Programático:
- audição e análise de grades de arranjadores fundamentais da música brasileira, como Pixinguinha, Radamés Gnattali, Tom Jobim/Claus Ogerman, e de arranjadores brasileiros contemporâneos.
- discussão, a partir dos arranjos analisados, de parâmetros como forma, instrumentação, técnicas de escrita, escrita de base e harmonização.
- análise de diferentes modelos de instrumentação: orquestra popular, banda de sopros, regional, conjuntos de câmara. Discussão acerca das possibilidades de escrita em cada um destes grupos, naipe a naipe, instrumento a instrumento.
- apresentação de normas de formatação e de acabamento dos arranjos.
- elaboração de um arranjo coletivo para a instrumentação disponível no curso (para ser tocado pelos próprios alunos).
PRÉ-REQUISITOS: para um aproveitamento ideal do curso, o aluno deverá ter leitura musical fluente e conhecimento básico de escrita musical e de harmonia. Material requisitado: lápis, borracha e caderno de música.
LEIA ATENTAMENTE O REGULAMENTO ANTES DE EFETUAR SUA INSCRIÇÃO: REGULAMENTO 41ª OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA
A INSCRIÇÃO DO ALUNO EM QUALQUER DOS CURSOS OFERTADOS NA OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA IMPLICA AUTOMATICAMENTE NA CIÊNCIA E ACEITAÇÃO INTEGRAL DO REGULAMENTO VIGENTE.